Olá, pessoal!

Separei alguns itens que você não deve fazer durante a criação ou otimização de sua campanha de Google Adwords.

Comece a sua campanha da melhor forma. Tenha um bom desempenho desde o início 😉

Criando a Campanha

1 – Iniciar a Campanha de Google Adwords sem a tag de conversão

Antes de iniciar a sua campanha de Google Adwords, você deve instalar a tag de conversão em seu site. A tag de conversão contabilizará cada formulário preenchido, cada produto vendido, cada download realizado, ou seja, cada conversão que você tenha estabelecido como seu objetivo. Com a tag de conversão você instalada, você saberá quais campanhas, grupos de anúncios e quais palavras-chave estão indo bem e, principalmente, quais não estão indo bem e otimizá-las.  Não adianta atrair diversos usuários para o seu site, ter muitos cliques em suas campanhas se estes usuários não forem qualificados e não realizarem a conversão que você deseja.

Tag de Conversão do Google Adwords

Tag de Conversão do Google Adwords

Configurando a Tag de Conversão do Google Adwords

Configurando a Tag de Conversão do Google Adwords

2 – Criar uma Campanha para Rede de Pesquisa com exibição em Display

Desta forma, seu orçamento será compartilhado entre a Rede de Pesquisa e a Rede de Display.  Como na Rede de Pesquisa o seu anúncio é exibido para usuários que estão buscando pelo serviço ou produto que você oferece, possui uma taxa de conversão muito maior do que na Rede de Display, onde seu anúncio é exibido durante a navegação do usuário em diversos sites parceiros do Google. Por isso, convém separar as duas Redes, configurando orçamentos diferentes, de acordo com a performance de cada uma.

Com a “Rede de Pesquisa com exibição em Display”, as suas campanhas de Display herdarão as configurações da sua campanha de Rede de Pesquisa. Logo, os seus anúncios serão exibidos somente nos sites relacionados com as palavras-chave que você configurou na Rede de Pesquisa.

E mais! Veja o que não está disponível para este tipo de campanha:

  • A guia Rede de Display, que inclui métodos de segmentação, como canais gerenciados, tópicos, remarketing, categorias de interesse, informações demográficas e opções de categoria de site
  • Configurações sociais e experimentais avançadas
  • Opções de método de exibição e programação de anúncios
  • Opções de local avançadas
  • Extensões para aplicativo de dispositivos móveis
  • Correspondência avançada de palavras-chave
  • Exclusões de IP
  • URLs de monitoramento dinâmico
Criar campanha de Rede de Pesquisa com exibição em Display

Criar campanha de Rede de Pesquisa com exibição em Display

3 – Configurar Otimizador de Conversões logo no início da campanha

Antes de ativar otimizador de conversões, o Google Adwords precisa “conhecer” a sua campanha, ter um histórico dela, para assim, saber qual é o lance ideal que você deverá pagar quando o seu anúncio estiver qualificado para exibição.  Com o otimizador de conversões, o Google Adwords focará em conversões (CPA – custo por aquisição) e não em cliques (CPC – custo por clique) ou impressões (CPM – custo por mil impressões). Por isso, esta opção só deve ser ativada após 30 dias e quando sua campanha tiver, no mínimo, 15 conversões.

Uma observação importante é que você precisará ter uma taxa de conversão semelhante, ao longo do período, para ativar o otimizador de conversões. Por exemplo, se você teve 15 conversões durante 30 dias e gastou R$ 30,00, então o seu lance de CPA (custo por aquisição) é de R$ 2,00. Porém, se no próximo mês, você tiver 10 conversões e gastar R$ 30,00, o seu lance de CPA passará a ser R$ 3,00. Essa queda nas conversões, fará com que o seu CPA aumente e o lance de R$ 2,00 que você configurou anteriormente, não será suficiente para concorrer nos leilões.

4 – Exibir os anúncios esperados para fornecer mais conversões

Novamente, o Google precisa de um histórico para saber qual anúncio converterá mais e exibi-lo com mais frequência para o usuário. Mesmo com esta opção selecionada no início da campanha, o Google Adwords otimizará os seus anúncios para cliques e não para conversões. O Google Adwords somente o otimizará para conversões após sua campanha obter um histórico.

Otimizar anúncios para conversões no Google Adwords

Otimizar anúncios para conversões

5 – Deixar de configurar o limite de frequência da Rede de Display

A frequência é o número médio de vezes que um usuário único visualiza o seu anúncio em um determinado período de tempo. Configurar o limite de frequência ajudará você a controlar quantas vezes o usuário visualizará o seu anúncio por dia, semana ou mês. E deixar de configurar, poderá fazer com que seu anúncio apareça exageradamente para cada usuário, gerando:

  • Desconforto para o usuário que poderá sentir-se “perseguido” pelo anúncio.
  • Aumentar o orçamento gasto em uma campanha configurada com o tipo de lance CPM (custo por mil impressões) ou CPM visível.
limite-de-frequencia-google-adwords

Limite de frequência de exibição de anúncios na Rede de Display

6 – Criar Grupos de Anúncios para cada Tipo de Correspondência

Acredito que algumas pessoas criam grupos de anúncios para cada tipo de correspondência, pois acreditam que poderão controlar melhor o orçamento. Porém, por outro lado, isto dificultará o gerenciamento da campanha, já que aumentará consideravelmente a quantidade de grupos de anúncios.

Imagine que sua campanha utilize palavras-chave exatas, de frase e ampla modificada. Desta forma, você terá 3 grupos de anúncios, 1 para cada tipo de correspondência.  Fazendo com que, no total, a sua campanha tenha o triplo do tamanho. E mais, se você utilizar também a correspondência ampla, a sua campanha será quatro vezes maior.

Agora, imagine gerenciar uma palavra-chave nos 3 ou 4 grupos de anúncios que você tenha, incluir palavras-chave novas em todos os grupos, incluir palavras-negativas, gerenciar para que você sempre pague menos em palavras amplas e mais em palavras exatas. Enfim, tudo seria multiplicado pelo número de grupos por tipo correspondência que você tenha.

Já imaginou o trabalho? =/

7 – Colocar anúncios gráficos e de texto na mesma campanha de Display

Anúncios gráficos e de texto possuem valores de lance diferentes. Anúncios gráficos possuem lances mais altos e gastam o orçamento da campanha mais rapidamente, pois são exibidos diversas vezes na Rede de Display. Em contrapartida, os anúncios de texto possuem valores baixos e, geralmente, com um ROI muito bom, se comparado aos anúncios gráficos. Por isso, separar os 2 tipos de anúncios preservará o orçamento destinado para cada tipo de formato e facilitará a análise do desempenho de cada um.

Otimizando a Campanha

8 – Configurar o método de exibição acelerado sem antes testar outras otimizações

O método de exibição acelerado fará com que o Google mostre o seu anúncio com mais frequência, gastando o seu orçamento diário mais rapidamente. Logo, se sua campanha for limitada pelo orçamento (com um orçamento diário menor do que o recomendado), os anúncios não serão mais exibidos depois que o orçamento diário for atingido. Se ele for atingido no início da manhã, o anúncio só voltará a ser exibido no dia seguinte. Por isso, antes de ativar o método acelerado, certifique-se de que:

  • Suas campanhas e grupos de anúncios estão ativos.
  • Seus lances de CPC,  CPM ou CPA são suficientes para vencer o leilão.
  • Se suas listas de remarketing estão funcionando.
  • Se não há palavras-chave negativas bloqueando a sua campanha e/ou grupo de anúncio.
Método de exibição acelerada no Google Adwords

Método de exibição acelerada

9 – Ajuste de Lance somente para um determinado horário do dia

Use os ajustes de lance da programação de anúncios para aumentar ou diminuir seus lances em determinados dias da semana e horários, de acordo a performance de sua campanha.  Porém, se você quiser diminuir o seu lance durante a madruga, pois não é um horário muito bom para o seu negócio, você deverá diminuir o lance entre meia noite e 6h da manhã, por exemplo, e deixar zerado entre 6h da manhã e meia noite, senão, o seu anúncio será pausado durante o dia. Veja o exemplo abaixo como configurar para este horário:

Ajuste de lance por dia e horário no Google Adwords

Ajuste de lance por dia e horário

10 – Colocar palavras-chave negativas que bloqueiem as campanhas

Com palavras negativas, você evita que seu anúncio seja exibido para pessoas que pesquisam ou acessam sites sobre produtos ou serviços que você não oferece. Por exemplo, se você tem um Pet Shop para gatos e cachorros, talvez, seja interessante utilizar as palavras negativas papagaio, calopsita, coelho…

Assim, você exibe seus anúncios para pessoas que estão mais propensas a clicar neles e reduz os custos excluindo palavras-chave onde você pode estar gastando dinheiro com palavras que não são relevante para o seu negócio.

Porém, preste bastante atenção para não colocar palavras-chave que bloqueiem suas campanhas ou grupos de anúncios. Por exemplo, no caso do Pet Shop, ao incluir a palavra negativa “cachorro”, os anúncios não aparecerão para usuários que buscarem por “ração para cachorro”, “pet shop para cachorro”, “tosa de cachorro”, entre outras.

E ai, gostou das dicas?

Deixe seu comentário, quero saber! =)

Se você quer ter uma melhor performance ou iniciar a sua campanha de Google Adwords, envie um email para contato@lisaneandrade.com.br. Campanhas otimizadas de acordo com a sua necessidade geram muito mais resultado!