Para quem não conhece, a ÓRAMA é a primeira loja de Fundos de Investimento do Brasil, onde os investidores têm acesso aos melhores Fundos por apenas 5 mil reais! São diversos tipos de Fundos (Fundos de Ações, Multimercado e de Renda Fixa) para todos os perfis, do conservador ao mais arrojado. Tudo online! Vale a pena conhecer 😉

Site da Órama

Vamos ao Case de Google Adwords:

A campanha de Adwords da ÓRAMA foi criada em Agosto/2011 e era gerenciada por uma Agência há 6 meses. Tinha uma verba relativamente alta. Eram diversos anúncios na Rede de Pesquisa e Rede de Display do Google, inclusive Remarketing, o que gerava uma grande quantidade de visitantes ao site.  Porém, a ÓRAMA não estava satisfeita com a qualidade dos visitantes. Os itens que mais incomodavam era a baixa quantidade de conversões do Adwords  e a taxa de rejeição acima de 70%.

A primeira ação foi integrar o Google Adwords ao Google Analytics (pois, até então só a Agência tinha acesso administrativo ao Adwords) e criar um relatório personalizado. Após isto, com os dados do Adwords e do Analytics, fiz uma análise bem detalhada da campanha e, a partir daí, fiz a otimização necessária. Veja abaixo:

Cenário Anterior:

  • Na Rede de Pesquisa, todos os anúncios estavam inseridos em uma única campanha, deste modo, não podíamos configurar cada grupo de anúncio de acordo com o orçamento, método de exibição, extensões de anúncio, programação, entre outros itens.
  • As campanhas estavam atingindo usuários não qualificados e desperdiçando verba – somente  57,43% dos usuários que clicavam nos anúncios se tornavam visitantes do site, o restante desistia de navegar sem ao menos terminar o carregamento da página.
  • Havia pouquíssimas palavras-chave negativas nas campanha!
  • Taxa de rejeição se mantinha acima de 70% em todos os meses.

Otimização

  • Exclusão de campanhas desqualificadas.
  • Criação de campanhas segmentadas – Retirei os grupos de anúncios (que estavam em uma única campanha) e criei campanhas específicas para cada um, de acordo com suas características.
  • Redução inicial de 50% da verba diária das campanhas de Pesquisa e 40% da verba da Rede de Display.
  • Mais de 4 mil palavras-chave negativas.

Resultado: Comparação entre os 2 períodos – Maio/Out 2012 com Ago 2011/Jan 2012

No primeiro mês de otimização, já comecei a ver os resultados. Abaixo, um comparativo com os últimos 6 meses de gerenciamento da Agência.

  • 98,28% dos cliques se convertem em visitas ao site.
  • O número de impressões diminuiu 87,01% e o CTR aumentou 235,98%!
  • A Taxa de Rejeição diminuiu 34,07%.
  • O custo da verba total do período diminuiu 40,08% em relação ao período anterior. O mais impressionante foi o quanto reduzimos da Rede de Display: -85,28%!
  • A conversão aumentou em 235,91%.
  • A taxa de conversão 350%.
  • E o custo por aquisição diminuiu 82%!

 

Para saber todos os detalhes sobre o que foi feito na Rede de Pesquisa e Rede de Display do Google Adwords, veja o PPT da minha palestra no Evento Wattz Up:

Este case foi reconhecido pelo Google Adwords Brasil! 😀