O google lançou esta atualização no final de novembro e, a partir de agora, o anunciante pode optar por pagar o lance de CPM (custo por mil impressões) somente quando seu anúncio estiver visível, isto é, quando 50% do anúncio for exibido na tela por um segundo ou mais.

Esta atualização está disponível para todas as campanhas configuradas para “Apenas na Rede de Display” do Google, incluindo campanhas de remarketing.

Por que usar o CPM visível

  • Melhore a performance de sua campanha pagando somente pelas impressões classificadas como visíveis.
  • O Google otimizará a sua campanha para que seus anúncios estejam sempre em locais com maior probabilidade de serem vistos pelo o usuário.

Para campanhas em que o objetivo não seja a conversão e sim exposição da marca, esta é uma ótima opção de divulgação. Pois, o Google tentará exibir ao máximo os seus anúncios, em vez de otimizar para cliques.

Como configurar o CPM visível

  1. Ao criar ou editar uma campanha “Apenas na Rede de Display”, selecione a estratégia de lances “Foco em impressões”.
  2. Marque a caixa de seleção para ativar o CPM visível.
  3. Salve as configurações da campanha.
  4. Na aba do grupo de anúncios, insira o lance máximo de CPM visível (o lance padrão do grupo de anúncios é exibido na coluna “CPM máx.”, ao lado do rótulo “visível”).
  5. Clique em Salvar e continuar.

Como configurar o CPM visível no Google Adwords Importante: Você só pagará pelos anúncios considerados visíveis, portanto, em geral, o lance de CPM visível deve ser maior do que o lance de CPM normal (antigo). Mas, sugiro fazer um teste para analisar qual é o lance adequado para a sua meta de campanha.

Como Monitorar a sua Campanha

Monitore a sua campanha através das seguintes métricas:

  • Impressões visíveis do Active View é a frequência com que as pessoas veem seus anúncios. Essas impressões são contadas somente quando 50% do anúncio é exibido na tela por pelo menos um segundo.
  • A CTR visível do Active View (taxa de cliques dos anúncios). Esse cálculo não é igual ao CTR normal, pois não inclui impressões não visíveis, somente visíveis.
  • O CPM médio do Active View é o valor médio cobrado de você por mil impressões visíveis.

Siga estas etapas e insira as métricas acima em sua campanha:

  1. Na guia Campanhas, Grupos de anúncios, Anúncios ou Rede de Display, clique no menu suspenso Colunas.
  2. Selecione Personalizar colunas.
  3. Clique no grupo de métricas Desempenho (Active View).
  4. Clique em Adicionar ao lado de cada coluna.

Personalizar coluna de CPM VisívelCom esta atualização, o Google certamente forçará para que as outras ferramentas também façam algo semelhante. Mais uma vez, criando uma tendência no mercado digital.

E você, gostou desta atualização do Google Adwords?

Se já testou, deixe seu comentário. 😉