Conhecer os parâmetros das urls de pesquisa do Google não é importante somente para os SEOs. Isto permite que você use atalhos e “brinque” com os filtros do Google. Os parâmetros também revelam coisas mais relevantes: É seguro compartilhar suas urls de pesquisa ou screenshots dos resultados do Google?

É importante estar ciente de como as urls do Google são complicadas. Como veremos, postar a sua própria url pode revelar informações pessoais que você pode não se sentir muito confortável em compartilhar. Então leia para saber mais sobre os parâmetros de pesquisa usados em 2012. Por que eu digo “em 2012”? Bem, porque o Google mudou as urls várias vezes ao longo do tempo e mais parâmetros foram adicionados para manter o andamento com a crescente complexidade do buscador, a interface do Google e a integração dos setores. Antes de olhar para a tabela de parâmetros abaixo, porém, eu encorajo você a executar rapidamente os dois passos abaixo:

  1. Vá ao Google e pesquise pelo seu nome. Olhe a url.
  2. Vá ao DuckDuckGo e faça a mesma pesquisa. Olhe a url.

Este pequeno exercício serve para demonstrar o quão simples e o quão complicadas podem parecer as urls usadas pelos buscadores. Estes dois casos estão nas extremidades opostas: Enquanto DuckDuckGo tem apenas um parâmetro de pesquisa, sua query, e é, portanto, bastante legível, o Google utiliza uma construção enigmática que somente os profissionais de TI podem tentar decifrar.  Este post é destinado principalmente para os resultados de pesquisa Web. Não citaremos outros resultados verticais, como imagens, vídeos…

Agora, sem mais interrupções, veremos os parâmetros de pesquisa que o Google revela para nós.

Parâmetros de Urls de Pesquisa úteis do Google

Estes parâmetros são úteis para qualquer pesquisa:

Parâmetro de url Explicação
psw=0 Desativa a personalização dos resultados do Google
num= (1…100) Define o número de resultados por página. Se o Google Instant estiver ativado, use também complete=0.  Pois o Instant limita 10 resultados por página.

  • num=1 mostra 1 resultado
  • num=10 mostra 10 resultados
  • num=100 mostra 100 resultados
filter=0 Elimina o filtro de “resultados omitidos” e “resultados similares” e permite que todos os resultados sejam mostrados na SERP.

 

Parâmetros das Urls de Navegação do Google

Parâmetro de url Explicação
btnl-1 A pesquisa “Estou com sorte” leva o usuário diretamente para o primeiro resultado do Google. Por exemplo:

  • https://www.google.com/search?btnI=1&q=simpsons
gfns=1 Leva-o para o primeiro resultado (orgânico) do Google para esse termo (funciona principalmente para consultas de pesquisa de marca, de navegação) – “Procurar por nome” é um cruzamento entre o Google Search e Estou com Sorte. Por exemplo:

  • http://www.google.com/search?sourceid=navclient&gfns=1&q=mcdonalds versus
  • http://www.google.com/search?sourceid=navclient&gfns=1&q=tudoparawordpress

(PS: Também funciona para todas as queries que retornam a Wikipédia na primeira posição

  • http://www.google.com/search?sourceid=navclient&gfns=1&q=disease
  • http://www.google.com/search?sourceid=navclient&gfns=1&q=seo
  • http://www.google.com/search?sourceid=navclient&gfns=1&q=shakespeare )

 

Parâmetros das Urls de “Pesquisa Avançada” do Google

O Google é bastante versátil. Ele oferece diversas maneiras de filtrar os resultados. Portanto, conhecer os operadores de pesquisa avançada pode significar um ganho de produtividade ao trabalhar com o buscador. Você vai encontrar alguns parâmetros mais interessantes que outros. Tente combinar os diferentes valores para obter os resultados que você procura.

Parâmetro Operador Descrição
as_q= Os resultados devem conter todas as palavras inseridas, como uma pesquisa normal.
as_epq= ” “ É a frase exata que você está procurando.
as_oq= OR Os resultados devem conter qualquer uma destas palavras.
as_eq= Os resultados não devem conter nenhuma destas palavras.
as_dt=eas_dt=i as_dt=e inclui o operador seguinte e as_dt=i inclui. Por exemplo, as_dt=e&as_sitesearch=www.itau.com.br retorna resultados que excluem o site do Itau.
as_filetype=pdf filetype: Retorna resultados de um certo tipo de documento, por exemplo pdf.
as_lq link: Retorna uma amostra de links para qualquer site.
as_sitesearch site: Pesquisa por um site específico.
as_rq related: Mostra exemplos do sites relacionados.
as_occt (=url / =title / =body / =links) allinurl / allintitle / allintext / allinanchor Pede para o Google apenas pesquisar resultados dentro da página, título da página, body, url
as_rights=cc_attribute Este atributo limita o resultado de pequisa para páginas que tem certos direitos. É bastante útil para imagens ou buscas de vídeos. Os possíveis atributos são:

  • cc_publicdomain
  • cc_attribute
  • cc_sharealike
  • cc_noncommercial
  • cc_nonderived

Você pode combinar todos estes atributos em uma query colocando-os entre colchetes e combinando eles através do caracter |.

complete=0complete=1 Ativa (=1) e desativa (=0) o Google Instant.
newwindow=1 Abre o resultado em uma nova janela.
safe=active Ativa o modo “seguro” de pesquisa

 

Parâmetros das Urls de Pesquisa do Google Suggest

O Google é bastante versátil. Ele oferece diversas maneiras de filtrar os resultados. Portanto, conhecer os operadores de pesquisa avançada pode significar um ganho de produtividade ao trabalhar com o buscador. Você vai encontrar alguns parâmetros mais interessantes que outros. Tente combinar os diferentes valores para obter os resultados que você procura.

Grupo Parâmetro de url Explicação
Google Suggest aq=f O usuário não escolhe a query através da caixa do Google Suggest, mas o usuário tem a caixa do Google ativada.
aq=n (N representa um número) Um usuário clicou em um resultado correspondente no Google Suggest
oq= Mostra quais foram as palavras/letras e em qual altura o usuário parou de digitar na caixa de pesquisa, foi para a sugestão da caixa e escolheu a entrada.
as_eq= Os resultados não devem conter nenhuma destas palavras.
as_dt=eas_dt=i as_dt=e exclui o operador seguinte e as_dt=i inclui. Por exemplo, as_dt=e&as_filetype=pdf retorna resultados que excluem pdfs, mas também pode inserir usando o – na frente do operador.
as_filetype=pdf filetype: Retorna resultados de um certo tipo de documento, por exemplo pdf.
as_lq link: Retorna uma amostra de links para qualquer site.
as_sitesearch site: Pesquisa por um site específico.
as_rq related: Mostra exemplos do sites relacionados.

 

Países e Idiomas

O Google usa certos códigos de países e idiomas em suapesquisa. Para resultados locais mais precisos, você pode testar várias cidades e províncias.

Parâmetro Description
hl=en Configurações de idioma passados pelo seu browser. No exemplo, em Inglês
lr=lang_cs O idioma dos resultados. No exemplo, em checo
cr=countryZA A região que os resultados deve pertencer. No exemplo, Africa do Sul
gl=ca Pode ser usado para encontrar resultados como se a pesquisa fosse realizada em um local específico, no exemplo, Canadá. No entanto, dado o fato de que o Google utiliza fatores para determinar a sua real localização, os resultados podem não ser confiáveis.
gr=US-NY  Assim como gl mostra resultados de um determidado país, gr limita os resultados a uma certa região. No exemplo, New York
gcs=Pittsburg Limita os resultados a uma certa cidade, você também pode usar a latitude e longitude. No exemplo, Pitsburgo
gpc=1020547 Limita o resultado a um certo código postal. No exemplo, Pitsburgo
gm=619 Limita o resultado a uma certa região metropolitana. No exemplo, Springfield MO
ie=utf-8 codificação de entrada
oe=utf-8 codificação de saída

 

Para mais informações acesse Google Search Parameters.

Este post é uma tradução livre do artigo Google Parameters in 2012 e  Google Search URL Parameters – Query String Anatomy.