Você sabe como analisar o desempenho de todos os seus canais de divulgação? Sabe a partir de qual canal os usuários conheceram o seu site e, de fato, converteram? Sabe a diferença no comportamento dos usuários antigos e novos até a conversão? Para analisar estes e outros itens sobre o comportamento de seu usuário de forma mais fácil e rápida, otimize seu Funil Multicanal, crie grupos de canais.

Para quem ainda não conhece, vale a pena ler sobre os relatórios do Funil Multicanal do Google Analytics. O Analytics monitora o usuário durante 30 dias até a conversão, ele “guarda” as sequências de interações (por exemplo, pesquisa paga -> referência -> conversão). Através destes relatórios, é possível analisar o comportamento do usuário e traçar estratégias para gerar mais conversões. Vale lembrar que para acessar os relatórios do Funil Multicanal  é necessário que as metas e/ou o acompanhamento de comércio eletrônico estejam ativados.

O Funil Multicanal exibe automaticamente os grupos de canais básicos: Direto, Pesquisa Orgânica, Referência, E-mail (se você usar a mídia “email” em suas campanhas), Redes Sociais e Pesquisa Paga (para exibir a Pesquisa Paga é preciso vincular o Google Analytics ao Google Adwords). Mas, se você tiver canais específicos para o seu site, convém criar agrupamentos de canais.  Assim, suas campanhas, seus canais de Afiliados e Blog também serão exibidos nos relatórios, por exemplo:

Grupos de Canais Funil Multicanal Analytics

Como criar os Grupos de Canais

  • Para criar os Grupos de Canais, acesse os Relatórios de caminhos de conversão ou conversões assistidas, e clique em Grupos de canais.

melhores caminhos funil multicanal

  • A opção “copiar modelo de agrupamento de canais” copiará o agrupamento de canais básico (automático do Google Analytics) para que você configure os canais usando ele como modelo e na opção “criar um grupo com critérios personalizados”, você criará todas as regras de seus grupos de canais, do zero.

Configurar Grupos Básicos Multicanal

  • Forneça um nome para o agrupamento de canais.
  • Adicione uma regra para cada rótulo (nome do canal) que desejar exibir em seus relatórios. Por exemplo, para reunir todo o tráfego de pesquisa não paga e rotulá-lo como “Rede de Pesquisa Orgânica”, crie uma regra com a seguinte condição: (Incluir mídia que contém orgânica).
  • Quando terminar de adicionar regras, clique em Salvar agrupamento de canais.

criar-editar-grupos-canais-funilImportante: As regras são interpretadas na ordem em que são definidas. Se a regra para o grupo de referência vier antes da regra para o grupo do Facebook, o relatório do Facebook ficará incompleto e não mostrará as conversões do tráfego Facebook/Referência (nos relatórios do Google Analytics, os dados de redes sociais aparecem como tráfego de Referência). Os canais que sobrarem após a aplicação de todas as regras serão incluídos no rótulo reserva “outros”.

Como usar os Grupos de Canais

  • Você pode utilizar para saber qual o caminho de conversão dos usuários. E, utilizando os segmentos avançados, é possível saber qual o caminho utilizado por cada tipo de visitante (novos e antigos), qual origem converte mais rápido, como os visitantes de uma determinada região convertem… São várias as possibilidades!

Caminhos de Conversão do Funil Multicanal do Google Analytics

  • Você também pode criar grupos de canais para analisar em qual ponto, no caminho de conversão, as palavras-chave com e sem marca têm melhor desempenho.

Palavras Chave nos Grupos de Canais no Funil do Google Analytics

Explore os relatórios do Funil Multicanal, com certeza, você  aprenderá muito sobre os seus usuários! 🙂