Com o Google Analytics, sabemos por quais canais o usuário chega no seu site e o comportamento de navegação dele dentro do seu site. Mas, a novidade é que com os Relatórios Demográficos e de Interesses, agora podemos saber mais detalhes sobre quem é este usuário e, conhecê-lo melhor,  permite criar ações personalizadas e que gerem melhor resultado!

Os relatórios demográficos e de interesses fornecem informações sobre a faixa etária e o sexo dos usuários que visitam o seu site, além dos interesses que eles demonstram em atividades de viagens e compras on-line.

Quem utiliza Google Adwords, possivelmente, já deve ter visto as opções de segmentação Demográfica e de Interesses para a Rede de Display do Google. No Adwords, você configura a sua campanha para impactar determinado perfil de usuário na Rede de Display e, no Google Analytics, você conseguirá identificar se está atingindo o seu objetivo.

Saiba como ativar os relatórios através da guia “Relatórios”:

Antes de visualizar dados nos relatórios, você precisa ativá-los em sua conta no Google Analytics. Veja o passo a passo:

  • Faça login na sua conta do Google Analytics.
  • Navegue até a conta, a propriedade e a vista da propriedade em que você deseja usar os dados demográficos e de interesses.
  • Clique na guia Relatórios.
  • Abra o relatório Público-alvo > Informações demográficas > Visão geral.
  • Clique no botão Ativar (destacado em vermelho na imagem abaixo).
  • Pronto! Você verá os dados nos seus relatórios no prazo de 24 horas após a ativação.
Ativar os relatórios demográficos e de interesse no Google Analytics

Ativar os relatórios demográficos e de interesses no Google Analytics

Informações disponíveis nos relatórios demográficos e de interesses

Nos relatórios estão disponíveis cinco dimensões: Idade, Sexo, Categorias de afinidade, Segmentos no mercado e Outras categorias. Veja abaixo as informações disponíveis em cada delas.

Idade: identifica os usuários por seis faixas-etária: 18-24, 25-34, 35-44, 45-54, 55-64 e 65+ (por default, o Google não fornece informações sobre menores de 18 anos).

Sexo: identifica os usuários como do sexo masculino ou feminino.

Categorias de afinidade: identifica os usuários em termos do estilo de vida, os tipos de sites eles mais navegam determinam o que mais gostam; por exemplo, Tecnófilos, Fãs de esporte e Entusiastas da cozinha.

Segmentos no mercado: identifica o que os usuários estão propensos a comprar. Por exemplo, se você está navegando por sites de produtos eletrônicos, muito provavelmente, você está interessado em comprar algum produto eletrônico.

Outras categorias: fornece a visão mais específica e concentrada dos seus usuários. Por exemplo, enquanto as Categorias de afinidade incluem a categoria Apreciadores de comida, as Outras categorias incluem a categoria Receitas/Cozinhas/Leste Asiático.

Veja como os relatórios aparecem no seu Google Analytics:

Relatório demográfico do Google Analytics

Relatório demográfico do Google Analytics

Relatório de Interesses do Google Analytics

Relatório de Interesses do Google Analytics

Com os relatórios demográficos e de interesses é possível:

  • Entender melhor quem são seus usuários.
  • Analisar o Google Analytics para ajudá-lo na criação de campanhas de publicidade. Por exemplo, perceber que a maioria do público de seu site é do sexo feminino, de 25-34 anos poderá guiar a sua forma de comunicação e gerar melhores resultados para campanha. E, se você tem um e-commerce e verifica no Google Analytics quais categorias de produtos os seus clientes estão pesquisando na internet? Sensacional!
  • Analisar se suas campanhas de divulgação estão atingindo os usuários definidos em seu planejamento.
  • Segmentar os relatórios do Google Analytics e analisar, por exemplo, se os usuários do sexo masculino convertem mais que as do sexo feminino.
  • Ao segmentar relatórios com combinações demográficas ou de interesses, você também pode criar um público-alvo de remarketing diretamente pelo Google Analytics e impactar, por exemplo, usuários de 18-35 anos que compraram mais de 100 reais em sua loja virtual.
  • Nem todos os usuários podem ter informações demográficas associadas a eles. Assim, esses relatórios podem representar somente um subconjunto dos usuários e podem não corresponder à composição geral do site.

Gostou das dicas? Então acesse já o seu Google Analytics, ative os relatórios demográficos e de interesses e conheça ainda mais os seus usuários!